A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul lançou ontem a campanha do Outubro Rosa 2015. A programação que deve colorir a cidade inicia no dia 27 de setembro e continua com ações de conscientização, atrações culturais e exames preventivos gratuitos até o dia 24 de outubro.

Neste ano, a campanha chegou às escolas com um concurso que selecionará três slogans para a Rede Feminina. Participam alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais. O resultado será divulgado no dia da Caminhada Rosa, em 24 de outubro, quando serão esperadas 700 pessoas nas ruas. A saída está marcada para as 9 horas, no Fort Atacadista. Nesse dia, a entidade também estará no ginásio da Escola Luiz Gonzada Ayroso, no bairro Jaraguá 84, das 9 às 14 horas. Serão promovidas dinâmicas, apresentações artísticas e a distribuição de material informativo sobre a prevenção de câncer.

– São ações muito importantes porque há pessoas que ainda não estão conscientes da importância do exame de prevenção. Percebemos nas perguntas, durante as palestras, por exemplo, que ainda não estão orientadas sobre como isso é feito – comenta a voluntária Sissa Junkes.

Segundo a voluntária Infancia Rosa Alves, há situações em que as dúvidas sobre o procedimento do exame, como reconhecer os sintomas ou quando deve ser feito o preventivo, podem afastar as mulheres da primeira consulta.

17607982