paleta_de_cores_contagioAs cores transmitem para nosso cérebro mensagens, cada um com seu significado. Empresas como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo “quebrado” pelo frescor que representam as bolhas d’àgua desenhadas nas latas. Também o caso do Mc’Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presente em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo. VERMELHO: Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação (ex.: cereja, morango, sangue, desejo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão). AMARELO: É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo (ex.: luz, angústia, esperança, atenção). VERDE: Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo (ex.: floresta, natureza, bem estar, tranquilidade, juventude, umidade, saúde, tapete de jogos). AZUL: Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescor e higiene, principalmente quando na presença de branco (ex.: frio, céu, mar, tranquilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade).